5 Características que todo o síndico deve ter na administração de condomínios

Eleger um síndico é uma questão bastante complicada. Afinal, você geralmente nem conhece a pessoa o suficiente para saber se ela possui as habilidades necessárias para administrar o condomínio. De fato, uma má gestão pode ser extremamente perigosa para o condomínio e para os moradores.

De fato, ninguém pode garantir que alguém seja adequado para o seu condomínio, contudo, identificamos uma série de características fundamentais que os grandes síndicos costumam ter. Vamos lá?

1. Experiência

É necessário que um bom síndico tenha experiência na administração de propriedades. É necessário se certificar de que ela já gerido condomínios com moradores problemáticos e também se possui conhecimento razoável das leis, regulamentos e procedimentos aplicáveis aos condomínios locais.

Inevitavelmente, as coisas dão errado. Um morador pode atrasar o condomínio, a empresa de jardinagem pode esquecer de fazer a limpeza no pátio, o zelador pode ser preguiçoso, etc.

Assim, a falta de prática do síndico pode ser ineficiente para contornar essas situações com sucesso.

2. Responsabilidade financeira

Você precisa se certificar de que o síndico cuidará das áreas comuns do condomínio como se fossem suas e a melhor maneira de fazer isso é perceber se o síndico possui responsabilidade financeira. 

Pessoas com responsabilidade financeira conseguem ter uma visão panorâmica da área administrada e a tomar decisões acertadas em geral. Se você estiver em uma assembleia de eleição de síndico e perceber que um candidato ao cargo não possui essa responsabilidade, saiba que isso pode causar algumas dores de cabeça no futuro.

Parece óbvio mas não custa dizer: o administrador deve ter habilidades organizacionais excepcionais.

3. Habilidade de ouvir e de se fazer ouvir

A administração de condomínios é uma atividade às vezes estressante, por isso, é necessário que o síndico tenha uma habilidade inata de ser paciente nas situações mais complicadas: como no lidar com porteiros e funcionários atrasados e com inquilinos barulhentos ou indisciplinados.

Resumidamente, o síndico deve saber ouvir, sendo capaz de lidar com reclamações e situações estressantes de forma efetiva. 

Todavia, o síndico também precisa se impor e se fazer ouvir! Isso pode até parecer contraditório ao que está escrito nas linhas acima mas não o é: uma administração de condomínios de sucesso requer um equilíbrio entre essas duas capacidades..

Perceba: na maioria das vezes o síndico precisa ser paciente e ouvir mas, não raras as vezes,  precisará de impor. Essa pessoa precisa saber “dar a bronca” nos funcionários e condôminos que não estejam cumprindo com as suas obrigações condominiais. 

4. Profissionalismo

Como dito logo acima, o síndico deve ser por vezes paciente e por vezes mais agressivo mas, em qualquer uma dessas situações deve realizar o seu encargo com o máximo de profissionalismo possível. 

Um ótimo administrador de condomínio deve se relacionar bem com os residentes e funcionários de uma maneira gentil, mas firme – especialmente ao lidar com o caixa da propriedade. Sempre procure alguém que fale profissionalmente e trate os outros com devido.

Imprescindível também é que o síndico tenha habilidades de comunicação, tanto escrita quanto oral – não apenas para transmitir a mensagem correta aos moradores e funcionários, mas também para passar autoridade e credibilidade.

5. Estar atento às novas tecnologias

É muito importante que o síndico se sinta confortável com a tecnologia, porque mais cedo ou mais tarde o seu condomínio vai entrar no movimento digital. 

Essa característica é fundamental nos dias de hoje, visto que novas tecnologias que permitem uma melhor administração condominial estão surgindo rapidamente.

Gostou do conteúdo? Deixe abaixo o seu comentário e siga a nossa página no Facebook e Instagram: @parcelinha.digital

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s