A inadimplência dos condôminos no pagamento da taxa condominial é um constante problema para os síndicos e para as administradoras. É comum um vermos uma inadimplência que oscila entre 10% e 15% já no início do mês. Mas, como resolver esse problema e melhorar a saúde do caixa do condomínio?
A taxa de condomínio nada mais é do que o valor pago pelos condôminos para custear as despesas com água, luz, manutenção, segurança, dentre outros custos existentes. Com isso, caso a taxa não seja paga na data correta, o condomínio pode acabar ficando inadimplente com algum desses custos.
Após a data de pagamento, é normal que alguns condôminos peçam algum desconto em seu pagamento, porém essa atitude pode prejudicar o condomínio, já que a taxa nada mais é do que um rateio do custo total que é gerado. A única maneira de reduzir a taxa condominial seria reduzir também os demais custos com água, luz, segurança, funcionários, etc.
Por sua vez, sabemos que a inadimplência não é algo positivo para nenhum dos lados. Geralmente ela é gerada por conta de problemas financeiros, algum problema de saúde na família ou até mesmo por uma situação de desemprego do morador. Com isso, é importante que o síndico preveja isso até mesmo no planejamento orçamentário realizado anualmente.
Ainda assim, estamos vivendo um momento de incertezas e sérios problemas econômicos no país, o que faz com que essa inadimplência aumente consideravelmente. Esse problema acaba sendo dirigido ao síndico, que terá sérios problemas para manter a saúde financeira do condomínio estável, mesmo sabendo das dificuldades de todos.
Para auxiliar a resolver esse problema, temos aqui QUATRO dicas de como melhorar o índice de inadimplência do seu condomínio. Saiba como cobrar os inadimplentes de uma forma melhor e com novas formas de pagamento.
Estabelecer um fundo de reserva
A inadimplência não é algo que deixa ninguém contente, pois geralmente está ligada a problemas financeiros ou desemprego. Contudo, ela acontece e o síndico deve estar preparado para isso.
Para que as contas fechem e a administração tenha sucesso, o condomínio deve ser administrado como se fosse uma empresa. Assim, deve ter um caixa que cubra eventuais despesas nos momentos de crise e de falta de orçamento.
Dessa maneira, ter um valor fixado para o fundo de reserva é importante, pois quando esses problemas ocorrerem, esse valor poderá comportar os custos principais, mesmo que temporariamente.
A falta de um fundo como esse pode fazer com que o condomínio deixe de honrar com suas contas, caindo assim em custos com altos juros e multas pesadas. Esse problema pode acabar se tornando uma bola de neve, ainda mais em condomínios grandes e com custos altos.
Entenda o motivo do atraso no pagamento
Como já mencionado, a inadimplência geralmente não é algo que acontece pela má-fé, apesar de sabermos que isso existe. Normalmente o morador que está com seu condomínio atrasado pode estar passando por alguma dificuldade pessoal ou financeira.
Desse modo, o contato pessoal e a intenção de entender o momento desse morador e querer ajudá-lo a resolver a dívida é de suma importância. Estabelecer um conflito não é bom para nenhum dos lados, pois pode resultar em algo que talvez não ocorresse se uma conversa fosse realizada.
Expor o inadimplente também não é indicado, pois pode constranger o mesmo frente aos outros moradores e gerar uma disputa judicial. O mesmo se diz de bloquear o acesso desse inadimplente a usufruir das áreas condominiais como churrasqueiras, salões de festa e academias.
O Judiciário já possui inúmeras decisões que mostram que a pena para o não pagamento da taxa condominial é a multa e os juros. Uma proibição do uso das áreas comuns é considerada uma segunda pena, o que não é admitido pelo judiciário.
Por isso, mantenha um ambiente saudável e colaborativo entre os moradores, livre de problemas e conflitos.
Estabeleça um desconto para quem paga com antecedência
Criar um benefício para o pagamento antecipado pode fazer com que mais condôminos vejam as vantagens de estarem com seu pagamento em dia. Além disso, o condomínio também possui a segurança de receber o valor com antecedência e facilitar assim o seu planejamento.
Tal desconto pode ser previsto e discutido com a assembléia, além de reforçar o fundo de reserva quando não utilizado.
Faça acordos e parcelamentos
O parcelamento da taxa condominial é possível e inclusive considerado como uma renovação de dívida, o que faz com que o condômino não seja mais considerado inadimplente. Esse parcelamento por muitas vezes auxilia o caixa do condomínio e também favorece que o inadimplente consiga honrar com o pagamento da dívida.
Ainda, existem plataformas que realizam esse parcelamento diretamente com o condômino por meio do cartão de crédito, facilitando para o condomínio que receberá o valor à vista.
A Parcelinha Digital é uma plataforma para esse tipo de solução. Com ela o condômino paga a taxa de condomínio parcelada em até 12 vezes no cartão de crédito, favorecendo o fluxo de caixa para o síndico que recebe o pagamento à vista e não precisa mais se preocupar com aquela unidade.
A Parcelinha possui inclusive parcerias com síndicos e administradoras, o que pode gerar um desconto ainda maior para os condôminos que utilizam a plataforma.
Saiba mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco clicando na imagem abaixo ou deixando um comentário.
